segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Trânsito II

Caros pedestres, motoristas, pilotos e caronas:
- atravessar com uma cesta básica na cabeça, em uma curva sem iluminação, no farol vermelho é perigoso. Não faça isso a não ser que a patroa esteja esperando você em casa com sete pimpolhinhos esfomeados... e estará perdoado se for época de TPM. Garanto que ela é mais perigosa que a dona do Celta preto aqui.
- grávidas, idosos, portadores de deficiência, de pé quebrado, com crianças de colo ou arrastadas pelos pulsos: ATRAVESSEM SOMENTE QUANDO O FAROL DE PEDESTRES ESTIVER VERDE! Resistam ao terrível impulso de atravessar correndo pensando: vou que dá. Não dá.
- crianças da Rua Bocaina e vizinhanças. Celta preto passando significa corram por suas vidas! Não adianta dar um espacinho para que a motorista passe. Não dá. Tem que ser a rua toda. Idem para gatos, cachorros e pombos.
- prefeitos do ABC: não adianta pensar que vão economizar se mantiverem o asfalto esburacado. Claro que assim controlam melhor o limite de velocidade, mas o sucesso disso depende dos motoristas "assíduos", motorista novo cai no buraco e paralisa o trânsito. Melhor mesmo é asfalto recapeado, assim o motorista se empolga e é pego pelos radares móveis, imóveis e pedestres desavisados atravessando fora da faixa. Só no último caso é prejuízo, de resto é lucro na certa! Faça como um cara daqui de perto: transforme uma avenida movimentada e praticamente livre com limite de 60km/h em 40km/h. E atulhe essa avenida de radares. Funciona. Vai por mim. E ainda tem batida envolvendo três carros... e com vítima. Tem motorista que consegue. E não precisa ser de Celta preto.
- curva: só Schumacher e a motorista do Celta preto aceleram em curvas. O restante deve, por bem, frear. É mais seguro para todos, e garante que o seu possante permaneça na faixa.
- curva II: não adianta colocar a cabeça e esticar o pescoço, pedestre. Depois de uma curva vem sempre um carro. Atravesse na faixa. Vai que é o Schumacher... ou tem celta preto.
- de vez em quando faça um pequeno exercício: se coloque no lugar do próximo. Imagine-se atrás do volante, a pé ou embaixo do pneu (vai saber). Pode-se prever muitos acidentes desse modo. Vai por mim.
- não caia na besteira de ficar esperando a dona do Celta preto estacionar para conseguir falar ao telefone com ela. Deixe recado. Vai mais rápido.
- não, não queremos chicletes, balas, novos limpadores de para-brisa, ajudar no grupo de teatro, malabaristas, receber panfletos que vão lotar o carro de papel com cheiro forte de tinta de impressão. E não insistam. E NÃO ME JOGUEM ÁGUA NO PARA-BRISA! VAI QUE O MOTORISTA GOSTA DELE SUJO!
- falem ao motorista somente o indispensável. Volte ao item sobre prever o futuro.
- caronas adolescentes: carro não é a mesma coisa que ônibus. A pessoa que está ao seu lado pode estar manejando um veículo e olhar para você enquanto fala pode ser arriscado. Volte ao item: falar ao motorista somente o indispensável.
- setas: se vai virar para a esquerda, posicione a alavanca para baixo, direita para cima. Caso se esqueça, pode fingir que vai apontar com a mão esquerda. Funciona. E não se esqueça: DESLIGUE A MALDITA SETA DEPOIS QUE FIZER A CURVA! SETA NÃO SERVE PARA TODAS AS CURVAS QUE VAI FAZER ATÉ O SEU DESTINO FINAL, SERVE APENAS PARA A PRÓXIMA. Se o seu veículo não possui retorno automático de alavanca, use a mão mesmo.
- saideira: motorista de Celta preto não é distraída, só parece. Cochilou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário